Por vezes, o usuário do sistema de saúde se depara com um enorme desafio chamado burocracia. Quem nunca saiu de uma consulta e ficou na dúvida sobre como o jejum deveria ser feito, qual a dosagem exata da medicação, qual clínica de especialista o convênio cobria e tantas outras questões? Dedicar-se para resolver essas questões tira um tempo valioso que o paciente poderia estar usando para cuidar na própria saúde – é nesse contexto de otimização de tempo por meio da articulação entre diversos serviços que envolvem a atenção primária (independente de onde os serviços são prestados) que se insere o concierge dentro das clínicas de APS, provando ser um profissional de saúde essencial para a da jornada do paciente.
Mas, como a presença de um concierge pode ser útil tanto para o paciente quanto para o sistema de saúde? Para compreender essa relação dupla de benefício, é preciso compreender, primeiramente, como funciona o trabalho desse profissional.
A importância do profissional de saúde
Muito usado no mundo da hotelaria, o termo concierge faz alusão ao trabalhador do hotel que, a grosso modo, resolve as principais demandas dos hóspedes, assegurando que a estadia dele seja prazerosa e confortável.
Com o tempo, o termo passou a ser adotado no meio da saúde com uma finalidade similar. Dessa forma, o concierge de saúde se consolida como o profissional que assegura que o paciente tenha uma ótima experiência quando precisa usar uma clínica.
Na Qualirede, o concierge é um profissional da área de enfermagem que faz parte da equipe multidisciplinar das Clínicas de Atenção Primária à Saúde. “Ele pode ser tanto chamado de concierge como navegador ou coordenador de cuidado”, comenta Daniely Cruz, enfermeira e coordenadora da Clínica de APS da Qualirede, localizada em Florianópolis. “Mas, independente da nomenclatura, ele nada mais é do que um profissional da saúde responsável por gerenciar o cuidado do paciente”.
O cuidado do concierge colabora, dentro do conceito de APS, para que o paciente receba as orientações necessárias referente a dúvidas, agendamento de exames e consultas, dentre outros fatores. “Após o atendimento com o médico”, explica Daniely. “O usuário é encaminhado até o concierge, que fará todas orientações, dará os encaminhamentos necessários otimizando as questões burocráticas, prezando pelo autocuidado do paciente. Essa parte burocrática, como ligações e autorizações, que toma tempo do usuário fica com a gente”.
Acompanhamento mesmo a distância
O cuidado do concierge de saúde, entretanto, por meio de monitoramento incentivam não apenas o autocuidado, mas também que mantenham sua linha de cuidado em dia, promovendo ações preventivas e corretivas Assim, os tratamentos se estendem a distância.
“Nós chamamos as mulheres para os exames preventivos, por telefone ou por Whatsapp”, explica Daniely. “No final do ano, por conta do ‘Novembro Azul’, nós chamamos os homens para seus exames pessoais. Lembramos os pacientes de seus retorno periódicos, como pacientes crônicos, gestantes e crianças, para assegura que tratamento e todos exames sejam feitos”.
Tal relacionamento acaba estreitando os laços entre o sistema de saúde e seu usuário, o que contribui para a melhora da qualidade de vida. “As pessoas criam uma referência quando precisam tirar dúvidas”, comenta Daniely sobre o trabalho desse profissional de saúde, “então acaba se criando um vínculo entre o paciente e a clínica por meio do concierge, o que estimula o usuário a cuidar da própria saúde porque sabe que estará sempre amparado”.
O concierge como fator de resolutividade
O modelo de Clínicas APS é altamente vantajoso por poder oferecer ações de promoção e recuperação de saúde de maneira integral, garantindo ações coletivas de atenção à saúde. Dessa forma, a jornada do paciente fica mais fácil de ser controlada, assegurando que seu problema seja resolvido.
Nesse contexto, é imprescindível que a qualidade do atendimento seja exemplar. Com um bom serviço de APS, ele consegue compreender que o que é importante é a qualidade, e não a quantidade.
É no ponto da resolutividade que a importância do concierge em saúde dialoga tanto com o paciente quanto para as operadoras. “Quando você vai num local que não tem concierge e o médico porventura não orienta como deve ser feito os exames, o paciente fica um pouco perdido. Então, a questão deste profissional de saúde é justamente a resolutividade”, opina Daniely, que enxerga valor nesta relação também para as operadoras.
Outros profissionais das Clínicas de APS da Qualirede também fazem toda a diferença na hora de resolver os problemas de modo rápido e eficiente. Se você quiser conhecer todas as soluções em saúde que a Qualirede pode oferecer, é só dar uma olhada no nosso portfólio acessando este link.