Qr Content
  • Notícias
  • Podcast
  • Contato
Medicina preventiva pode evitar 60% dos casos de cegueira
Futuro da Medicina

Medicina preventiva pode evitar 60% dos casos de cegueira

2 anos / Por QR Content / 4 minutos

Até 2016, o Brasil registra 1,2 milhão de pessoas cegas. Em estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), a expectativa é de que, até 2020, este número seja de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Os dados chocam, mas o que mais chama atenção é que, segundo a mesma pesquisa, pelo menos 60% dos casos de cegueira poderiam ser evitados com a ajuda da medicina preventiva. No caso, o preventivo oftalmológico: uma bateria de exames de rotina, que vão além da medição de grau para atestar a saúde ocular. Isso significa que, das 1,2 milhão de pessoas cegas, 700 mil poderiam ter evitado a condição.

Um dos casos mais comuns da causa da cegueira precoce entre adultos e crianças é o glaucoma. Existem, hoje, no Brasil, mais de 900 mil glaucomatosos sob risco de cegueira não reversível. Porém, o que muita gente não sabe é que a doença pode ser evitada. O índice, certamente, seria menor caso ela fosse identificada antecipadamente. O que dificulta este processo é o seu caráter assintomático, que atrasa o diagnóstico, levando a consequências severas, como a perda da visão parcial ou total.

Doenças assintomáticas

O olho humano pode apresentar até três mil tipos de doenças, a maioria assintomática e de evolução insidiosa, isto é, que só apresentam sintomas em estágios avançados. O glaucoma, a catarata, a pressão ocular e diversas outras complicações são alguns exemplos.

Não é preciso ir muito longe para entendermos a necessidade da medicina preventiva no que diz respeito à saúde ocular: segundo a OMS, a “vista cansada” já é considerada uma patologia e atinge cerca de 60% das pessoas. O mesmo levantamento aponta que mais de 70% da população mundial apresenta cansaço na vista após a exposição prolongada a telas. Ainda assim, segundo o IBOPE (2019), um a cada três brasileiros adultos nunca realizou o preventivo oftalmológico, justamente por não identificar sintomas.

Qual a periodicidade do preventivo oftalmológico?

Normalmente, a consulta com o oftalmologista para medir o grau das lentes dos óculos não é o suficiente para identificar outras complicações. Sendo assim, recomenda-se que, uma vez ao ano, sejam realizados exames mais complexos para a prevenção do avanço de doenças mais delicadas, como catarata ou glaucoma, por exemplo. Vale lembrar que é importante encontrar um médico especialista na área: só ele está apto a identificar e cuidar de possíveis doenças. Com esses cuidados, as chances de tratamento precoce com sucesso são altas, evitando diversos transtornos futuros.

Ainda assim, quando falamos em preventivo oftalmológico, precisamos nos atentar para não acabarmos fazendo o uso indiscriminado e sem responsabilidade dos exames. Como qualquer outro tipo de prevenção, os exames oftalmológicos de rotina exigem apenas uma única consulta por ano (ou a cada dois anos, de acordo com as instruções do oftalmologista) para assegurar a saúde ocular. Mais do que isso torna-se exagero – tanto para o paciente que irá destinar tempo de sua rotina para repetir exames sem necessidade quanto para a área da saúde, que gastará dinheiro sem necessidade.

Medicina preventiva: mais do que o corpo pode sentir

Existe, entretanto, certo estigma do que pode ser diagnosticado ou não com a ajuda da medicina preventiva. Quando pensamos na prática, normalmente a associamos à identificação precoce de doenças de grande impacto na saúde do paciente, como alguns tipos de diabetes, colesterol alto, e, até mesmo, casos mais severos, como o câncer. O que esses exemplos têm em comum são os sintomas físicos refletidos no organismo. Mas é preciso recordar que a medicina preventiva existe não apenas para doenças que se manifestam por meio de sintomas bem definidos.

Quando fazemos nossos exames de rotina, já adotamos a prática da medicina preventiva, evitando complicações futuras causadas por quaisquer Doenças Crônicas Não Transmissíveis, as chamadas DCNTs. Segundo dados apresentados pelo British Medical Journal, até 2025, 37 milhões de mortes no mundo todo provenientes de DCNTs podem ser evitadas, se a medicina preventiva for incentivada.

Os dados em relação ao Brasil também são significativos. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 40% dos brasileiros adultos apresentam algum tipo de DCNT, sendo essa a causa de 72% das mortes no país. O investimento na área torna-se necessário: é bom para o paciente, que obtém o diagnóstico com antecedência, e para o dinheiro investido em saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dólar gasto em medicina preventiva, economizam-se quatro dólares em tratamento de doenças.

1 0

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca
Categorias
  • Futuro da Medicina
  • Gestão de Saúde
  • Novidades Qualirede
  • Qualidade de vida
  • Tendências do Mercado
Posts recentes

Qual a relação entre o novo coronavírus e o AVC

Movimento global na busca pela vacina contra a Covid-19

Internações: como reduzir a sinistralidade dos planos

Podcasts recentes

Atendimento Humanizado

Como o mundo está lidando com a pandemia da COVID-19?

Certificação Atenção Primária à Saúde – A4Quality

Instagram
No blogpost Qr Content de hoje, abordarmos um impo No blogpost Qr Content de hoje, abordarmos um importante assunto sobre a saúde brasileira que necessita de um olhar mais atento: a falta de leitos em UTI de hospitais.

A pandemia da Covid-19 levantou uma necessidade de reogarnização rápida e ágil para casos de emergência, porém, o que vimos foram muitas dificuldades no processo. 

O que é possível fazer para mudar essa realidade? Confira na leitura e deixe seu comentário. Link na bio.

#Qualirede #QrContent #BlogQrContent #ContetudoQrContent #Leitos #emergencia #UTI #saúde #covid19 #coronavirus
Apesar alto número de pessoas curadas pelo novo c Apesar alto número de pessoas curadas pelo novo coronavírus, existe uma parcela de recuperados que apresenta complicações, mesmo após a superação da doença. 

No blogpost Qr Content de hoje, abordamos esse sensível tema e alertamos para cuidados específicos de saúde. 

Acesse pelo link clicável na bio. Acesse através do link clicável na bio.

#Qualirede #QrContent #ConteudoQrContent #covid19 #coronavirus  #Saude
Atendimento Humanizado é tema do podcast Qr Cont Atendimento Humanizado é tema do podcast Qr Content de hoje! E para esclarecer esse tema e sua importância dentro do setor de saúde, convidamos um dos maiores especialistas em humanização do Brasil, Rodrigo Lisboa, além da nossa gerente de relacionamento com beneficiários, Iza Wiggers e nosso diretor de mercado, André Machado. 
 
Ouça agora blog Qr Content pelo link da Bio e nas plataformas: 
Spotify: https://spoti.fi/2lQEFxr
Apple: https://apple.co/2lRolwr
Google Podcasts: http://bit.ly/2kfU8XJ e 
Deezer: https://www.deezer.com/br/show/979162
 
#Qualirede #PodcastQrContent #ConteudoQrContent #PodcastQualirede #BlogQrContent #atendimentohumanizado #humanizaçãonasaúde #relacionamentocomopaciente
A atenção primária à saúde tem sido amplament A atenção primária à saúde tem sido amplamente discutida nesse período de pandemia, isso ocorre devido sua comprovada eficiência no conhecimento que as equipes da APS possuem a respeito da população.

Esse conhecimento permite que os profissionais de saúde orientem as pessoas sobre a prevenção da Covid-19, além de inúmeras outras possibilidades dentro desse contexto.

Conheça todas elas e a importância da atuação da APS no enfrentamento à Covid-19 no blogpost de hoje pelo link da Bio.

#Qualirede #QrContent #BlogQrContent #ContetudoQrContent #atençãoprimáriaàsaúde #atencaoprimariasaude #covid19 #Saude
#MedicinaeInovação: Um pesquisador e uma startup #MedicinaeInovação: Um pesquisador e uma startup uniram expertises para desenvolverem uma tecnologia robótica que auxilia pessoas no combate a COVID-19 através de whatsapp.
⠀ 
O projeto nasceu em virtude da falta de testes no país e da necessidade de auxiliar a população nas medidas de prevenção a doença. Vem saber mais sobre essa história em nossos stories.
⠀ 
#MedicinaeInovacao #Qualirede #QrContent #BlogQrContent #ContetudoQrContent #Telemedicina #RegulamentacaoTelemedicina #NovasTecnologias #Saude
Estudos publicados recentemente nos Estados Unidos Estudos publicados recentemente nos Estados Unidos e na China mostram casos de AVC em pacientes que testaram positivo para a Covid-19.
⠀ 
Mas qual a relação da doença com o novo coronavírus e quais alertas devem ser levantados por profissionais de saúde, diante desses casos?
⠀ 
Saiba mais no blogpost Qr Content de hoje. Link na bio.
⠀ 
#Qualirede #QrContent #ConteudoQrContent #Coronavirus #covid19 #avc #Saude
No podcast QR Content de hoje, convidamos o Dr. Ja No podcast QR Content de hoje, convidamos o Dr. Jarbas Barbosa da Silva Jr, Subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde e ex Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no Brasil, para um bate papo com nossa diretora institucional, Vilma Dias, sobre o cenário da COVID-19 no mundo.
⠀ 
Ouça agora, no blog Qr Content pelo link da Bio e nas plataformas, Spotify https://spoti.fi/2lQEFxr, Apple https://apple.co/2lRolwr, Google Podcasts http://bit.ly/2kfU8XJ e Deezer https://www.deezer.com/br/show/979162
⠀ 
#Qualirede #PodcastQrContent #ConteudoQrContent #PodcastQualirede #BlogQrContent #coronavirusnomundo #coronavirus #covid19
No podcast QR Content de hoje, convidamos as sóc No podcast QR Content de hoje, convidamos as sócias Rosangela Catunda e Marília Ehl da A4 Quality para um bate papo com nosso diretor de Relacionamento com Clientes, André Machado Júnior e o gerente de Atenção Primária à Saúde, Alexandre Martins sobre nossas Clínicas de APS, que são as primeiras do País certificadas no padrão de qualidade estabelecido pela ANS.
⠀ 
Ouça agora, no blog Qr Content pelo link da Bio e nas plataformas,  Spotify pelo link: https://spoti.fi/2lQEFxr, Apple https://apple.co/2lRolwr, Google Podcasts http://bit.ly/2kfU8XJ e Deezer https://www.deezer.com/br/show/979162
⠀ 
#Qualirede #PodcastQrContent #ConteudoQrContent #PodcastQualirede #BlogQrContent #certificaçãoAPS #atençãoprimáriaasaúde
No blogpost QR Content de hoje, trouxemos um parâ No blogpost QR Content de hoje, trouxemos um parâmetro mundial sobre a busca incessante dos profissionais de saúde pela vacina contra a Covid-19.
⠀ 
Entenda como funciona o processo de testagem e quais países lideram essa corrida pela vida.
⠀ 
Acesse o link da Bio.
⠀ 
#Qualirede #QrContent #ConteudoQrContent #covid19 #coronavirus #vacina #Saude
#MedicinaeInovação: Imagine se sua rotina diária fosse definida a partir de hoje, por um QR CODE?

Na China isso já é uma realidade. A intenção é combater a transmissão da COVID-19 com o uso da tecnologia para o controle de saúde dos cidadãos que circulam pelas ruas.
⠀ ⠀ 
Confira mais sobre essa tecnologia em nossos stories.
⠀ 
#MedicinaeInovacao #Qualirede #QrContent #BlogQrContent #ContetudoQrContent  #NovasTecnologias #Saude
O serviço de Gestão do Paciente Internado tem O serviço de Gestão do Paciente Internado tem como foco o cuidado nas pessoas. E é por meio da promoção do cuidado que se alcança os melhores resultados, como diminuição de internações, prevenção de eventos adversos e redução de custos assistenciais para operadoras de saúde.
⠀ 
No blogpost Qr Content de hoje, trouxemos o papel e a importância desse serviço para a saúde suplementar. Acesse o link na Bio.
⠀ 
#Qualirede #QrContent #ConteudoQrContent #GPI #gestãodopacienteinternado #Saude
Apontada como uma das melhores práticas para mant Apontada como uma das melhores práticas para manter os cuidados, sem risco de contágio do novo coronavírus, a digitalização da saúde que compreende o serviço de telemedicina, tem ganhado ainda mais espaço.
⠀ 
O que no passado foi visto com certa desconfiança, hoje é realidade e a solução para uma assistência segura.
⠀ 
Confira no blogpost Qr Content de hoje como a digitalização da saúde vem ganhando relevância. Link na bio.
⠀ 
#Qualirede #QrContent #BlogQrContent #ContetudoQrContent #Telemedicina #RegulamentacaoTelemedicina #NovasTecnologias #Saude

Powered by

QR Content

Qr Content - 2019

  • Notícias
  • Podcast
  • Contato

Assine nossa newsletter